‘Brimas’: Comédia idicada ao Prêmio Shell de melhor texto reestreia no Rio

Montagem é baseada em histórias reais de duas senhoras imigrantes

A comédia “Brimas“, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Cândido Mendes dia 2 de janeiro, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Após sucesso de crítica e de público, a peça cumpre temporada até 1º de fevereiro com sessões às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras, às 21h. Quem assina a direção é Luiz Antônio Rocha.

Indicada ao Prêmio Shell de teatro por melhor texto, a montagem é baseada em histórias reais de duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, que revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade das famílias e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

“Brimas” (Foto Guga Melgar/Divulgação)

Ester (Beth Zalcman) e Marion (Simone Kalil), uma judia e outra católica maronita são duas mulheres vindas do Egito e do Líbano respectivamente, que chegam ao Rio de Janeiro no início do século XX. Inspiradas em suas avós, as atrizes trazem para o palco lembranças familiares, que, mesmo sendo de religiões diferentes, são similares quando tangem o idioma, hábitos e costumes.

“BRIMAS é uma pérola, um tesouro que está sendo revelado no Teatro. Nesse momento de intolerância religiosa no Brasil, e com a questão da imigração novamente em pauta, devido à guerra na Síria, e em outros países, a peça nos faz recordar, com emoção, que o que nos une é ainda maior do que o que nos separa. A amizade é uma realidade humana que nos faz sobreviver”, define Clarice Niskier.

Peça: “Brimas”

Data: de 2 de janeiro até 01 de fevereiro
Horário: Sextas, sábados, domingos e segundas-feiras às 21h
Ingressos: R$ 50,00 (inteira)
Local: Teatro Cândido Mendes – Rua Joana Angélica, 63, Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Classificação etária: 10 anos