‘Canto Negro’, novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, faz curta temporada no Cais do Porto do Rio

Com direção de Luiz Fernando Lobo, obra apresenta Fabiana Cozza, Mauricio Tizumba, Sérgio Santos e atores em cena; apresentações acontecem entre os dias 21 e 24 de março

Canto Negro (Foto: Divulgação)
Canto Negro (Foto: Divulgação)

O Cais do Porto do Rio de Janeiro se tornará palco, de 21 a 24 de março, para uma experiência única de resgate cultural e musical. A Companhia Ensaio Aberto estreia o show-espetáculo “Canto Negro” no Armazém da Utopia, uma obra dirigida por Luiz Fernando Lobo e com direção musical de Túlio Mourão.

“Canto Negro” mergulha nas raízes da cultura afro-brasileira, resgatando a voz oprimida das senzalas, quilombos e pelourinhos. A obra dá voz aos novos Zumbis e Dandaras que lutam diariamente pelo empoderamento da população negra. Luiz Fernando Lobo destaca que o espetáculo “se desvia corajosamente de clichês da cultura de origem afro e revela a beleza e principalmente reafirma o formidável poder do discurso poético negro.”

O elenco de peso, composto por Fabiana Cozza, Mauricio Tizumba e Sérgio Santos, promete uma performance memorável. Fabiana Cozza, destacada como uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea, é acompanhada por Mauricio Tizumba, artista multifacetado que dialoga entre diversas linguagens, e por Sérgio Santos, músico e vencedor de importantes festivais.

Com cenografia assinada por José Carlos Serroni e figurino de Beth Filipecki e Renaldo Machado, “Canto Negro” propõe um novo olhar e diálogo artístico entre cantores consagrados, atores, bailarinos e músicos. O repertório inclui canções de Chico Buarque, João Bosco, João Nogueira e Moacyr Luz.

A Companhia Ensaio Aberto, ocupante do Armazém da Utopia desde 2010, é reconhecida por revitalizar o Cais do Porto do Rio, democratizando o acesso aos bens culturais. Fundada em 1992 e dirigida por Luiz Fernando Lobo, a companhia se propôs a retomar o teatro épico no Brasil.

“Canto Negro” no Rio de Janeiro

Temporada: 21, 22, 23 e 24 de março (curta temporada)
Horário: 19h30
Local: Armazém da Utopia – Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto – Rio de Janeiro (VLT: Parada Utopia/AquaRio)
Ingressos: grátis*
Capacidade de lotação: 500 pessoas
Classificação etária: Livre
Duração: 1h30
*Para agendamento de grupos entrar em contato através do telefone 98909-2402 (WhatsApp) ou através do e-mail publico@ensaioaberto.com.