Pesquisa revela que as mulheres cariocas são maioria nos games

Mulheres já são maioria no segmento de games (52,6%). smartphones lideram, pelo segundo ano consecutivo, como principal plataforma de jogos (77,2%)

Uma pesquisa realizada pela agência de tecnologia interativa SIOUX, pela Blend New Research, e pelo GameLab da ESPM trouxe o cenário atual do mercado de games com a abordagem dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos: mobile (smartphones e tablets), consoles e computadores.

Em sua terceira edição, a pesquisa trouxe o cenário atual do mercado de games com a abordagem dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos: mobile (smartphones e tablets), consoles e computadores. Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, a pesquisa teve a participação de 2.848 pessoas entrevistadas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 15 e 26 de fevereiro.

“Mantivemos a mesma consistência de dados das últimas leituras, o que demonstra um amadurecimento da categoria”, afirma Lucas Pestalozzi, presidente da Blend New Research. Ele destaca o forte apelo que atualmente os jogos têm em quase toda a população e não apenas entre os jovens, uma vez que a faixa etária principal dos gamers é de 25 a 34 anos. “No ano passado já havia o indicador de que as mulheres brasileiras superariam os homens no mercado de jogos em um curto espaço de tempo e isso se concretizou. Porém, o tempo que elas jogam é menor do que o do sexo oposto e o estilo de jogos que elas preferem também caracteriza um comportamento mais casual”, afirma Guilherme Camargo, CEO da Sioux.

O gamer brasileiro se consolida com o perfil multiplataforma – 70,8% jogam em mais de um dispositivo. O smartphone continua o mais popular (77,2%), seguido de computadores (66,9%) e consoles (45,7%). Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 11% dos entrevistados se consideram “gamers” de verdade. A maioria é consumidor casual e utiliza os jogos como uma forma de entretenimento.

O dispositivo preferido para jogar é o smartphone, escolhido por 34,4% dos gamers, seguido do computador (30,1%) e consoles (29,9%).

A categoria de jogos preferida foi Estratégia (54,7%), seguida de Aventura (49,0%) e Ação (42,3%). Um fato interessante é que jogos de Estratégia estão entre os preferidos de ambos os sexos, no entanto, jogos de Trívia (Palavra Cruzada, Puzzle etc.), que está presente entre os top 3 para as mulheres, não figura entre os top 10 para os homens.

Há diversos locais onde o consumidor joga. Com a mobilidade dos smartphones, 87,6% dos entrevistados afirmam jogarem quando estão em deslocamento / trânsito (ônibus, metrô ou carro). No trabalho, a relação dos games também se manteve coerente com a edição anterior: 74,5% das pessoas jogam durante o horário de trabalho.