‘Tripas’ volta aos palcos em janeiro no Teatro Poeirinha, na Zona Sul do Rio

Temporada vai até 25 de fevereiro em Botafogo

"Tripas" volta aos palcos em janeiro no Teatro Poeirinha, na Zona Sul do Rio (Foto: Lourenço Monte Mór)

O espetáculo “Tripas” volta aos palcos no dia 12 de janeiro no Teatro Poeirinha, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A peça narra o encontro de dois artistas, um pai e um filho, que decidem compartilhar com o público o cruzamento de suas biografias: Ricardo Kosovski, ator, diretor e professor; e Pedro Kosovski, autor e diretor, que testemunhou a jornada do pai há dois anos, após uma internação repentina por uma crise de diverticulite aguda. Da necessidade de romper o silêncio de um quarto de hospital, nasceu o espetáculo, que marca os 60 anos de idade e os 40 de carreira de Ricardo Kosovski.

Após nove meses de internação e três cirurgias, Ricardo e Pedro cumpriram o que foi combinado enquanto o pai estava na UTI: quando saísse de lá, iriam viajar pelo mundo. No início deste ano, decidiram visitar Israel. “É uma história muito forte, eu quase morri. Quando passou, resolvemos voltar às origens e viajamos para Tel Aviv, em Israel”, conta Ricardo. “Foi a primeira vez que viajei sozinho com meu pai”, lembra Pedro. “Foi transformador! Entendemos a nossa relação. Foi necessário passar por tudo aquilo para entender o que a gente tem”.

Lá conheceram o Golfo de Ácaba, que fica na fronteira entre Israel, Egito, Jordânia e Arábia Saudita, e Pedro começou a criar a dramaturgia. Na peça, um homem encontra-se preso na fronteira do golfo, cercado por observadores internacionais, a plateia. Ele se dirige ao público narrando fragmentos de sua história e de seu filho. “Teatro e hospital não combinam. O teatro está vivo, é o frescor da vida. Para falar da fronteira entre vida e morte, entre filho e pai, optei por esta fábula”, destaca Pedro. “Uma autoficção, onde falo através do meu pai”.

A peça está associada ao pós-doutoramento de Ricardo, professor da UNIRIO, com o título “Das tripas… autoficção” e orientação do Prof. Dr. Renato Ferracini (LUME/UNICAMP). O escritor e crítico literário francês Serge Doubrovsky, criador do conceito de autoficção, desmistificou a autobiografia. “A peça é sobre nós – passado, presente e futuro, mas também tem aspectos fantásticos, pois trata do olhar que fabulamos sobre nós mesmos”, explica Ricardo.

“Tripas” no Teatro Poeirinha

Temporada: de 12 de janeiro a 25 de fevereiro de 2018
Apresentações em janeiro: de sexta a sábado às 21h, e domingo às 19h
Apresentações em fevereiro: de quinta a sábado às 21h, e domingo às 19h
Local: Teatro Poeirinha – Rua São João Batista 174, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$50,00 (inteira), R$25,00 (meia)
Informações: (21) 2547-0156
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Drama