Espetáculo ‘Afeta-me ou Desaparecerei Com o Tempo’ conta história de casal em ordem não cronológica no Rio

Peça venceu Prêmio Yan Michalski 2015 e marca estreia da atriz Julia Gorman na direção

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 1º a 18 de dezembro (quinta-feira a domingo), a peça “Afeta-me ou Desaparecerei Com o Tempo”, em curta temporada. Estreia na direção da atriz e cantora Julia Gorman, o espetáculo conta a história de um casal de forma não cronológica: rotina, separação, repetição das atividades cotidianas, primeiro encontro, a decisão de morar junto e o arrebatamento do início de um novo amor. A peça venceu o Prêmio Yan Michalski 2015 de melhor direção teatral e esta temporada tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do governo federal.

Afeta-me agora ou desaparecerei com o tempo é resultado do projeto de conclusão de curso em direção teatral da diretora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2014. Julia Gorman, de 30 anos, se fez valer de experiências de sua vida pessoal e influências artísticas para criar a dramaturgia, em colaboração com o elenco formado por Julia Shimura e Vicente Coelho. Entre os trabalhos que a inspiraram durante o processo de criação e concepção do espetáculo estão as performances da coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch e da artista francesa Sophie Calle; e também a poesia inédita Poema de imaginação, da jovem poeta carioca Laura Liuzzi.

A peça convida o público a sair do lugar de espectador e a participar da cena, ao assistir à apresentação de dentro do cenário. “Nós usamos o público para contar a história do casal. A plateia é testemunha da vida desse casal, do início desse amor até a sua separação. Mas a história não é contada de forma cronológica”, afirma Julia, que levou para o palco parte da sua própria casa, como a mesa de jantar e as cadeiras, para compor a cenografia. Na montagem, os móveis e os objetos do dia a dia – cafeteira, liquidificador, abajur, lençóis, garrafas e almofadas – ganham novos significados.

A música e o cinema também ajudam a contar a história. No telão, são exibidas algumas cenas pré-gravadas com o elenco, que fazem a trama avançar, e outras filmadas ao vivo por Isabella Raposo. Composta por Danilo Timm, Julia Gorman, Pedrinhu Junqueira e Julia Shimura, a trilha sonora original é interpretada ao vivo. Em cena durante toda a apresentação, a banda é formada por Pedrinhu Junqueira, Thaiana Halfed, Antonio Escobar e Gabriel Ballesté, além da diretora.

“Afeta-me ou Desaparecerei Com o Tempo”

Data: 1º a 18 de dezembro de 2016 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 171 lugares (+ 4 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Comentários

comentários