‘O Senhor dos Anéis’: Livro inédito de J.R.R. Tolkien é publicado após 100 anos

J.R.R. Tolkien pensou em "Beren e Lúthien", uma história de amor, depois de retornar da Batalha de Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial

J.R.R. Tolkien se tornou mundialmente conhecido pela trilogia 'O Senhor dos Anéis' (Foto: BBC)

Um novo livro do autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”, J.R.R. Tolkien, está à venda – cem anos depois de ter sido escrito.

Beren e Lúthien tem sido descrito como uma “história muito pessoal” na qual o professor de Oxford pensou depois de retornar da Batalha do Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial.

O livro foi editado por seu filho Christopher Tolkien e contém versões de um conto que se tornou parte de O Silmarillion, coletânea de textos mitológicos publicado em 1977.

A obra apresenta ilustrações de Alan Lee, que ganhou um Oscar por seu trabalho nos filmes da trilogia.

Beren e Lúthien foi publicado nesta quinta-feira. A história fala do destino dos amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfa imortal que juntos tentam roubar do maior de todos os seres malignos: Melkor.

Para o novo livro, Christopher Tolkien, agora com 92 anos, manteve a história de seu pai na forma original em que foi escrita e também mostrou como a narrativa mudou para se tornar parte de O Silmarillion.

Publicado em 1954, O Senhor dos Anéis foi a sequência de O Hobbit e é uma das novelas mais bem sucedidas já escritas, tendo vendido mais de 150 milhões de cópias.

A adaptação cinematográfica, lançada de 2001 a 2003, é uma das principais séries de filmes de todos os tempos – a película final ganhou 11 Oscars.