CCXP 2017: Carlos Pacheco, quadrinista espanhol com trabalhos na Marvel e DC é confirmado para a quarta edição

Artista vem ao Brasil pela primeira vez para participar da quarta edição da CCXP

A CCXP confirmou na terça-feira, 14 de novembro, a presença do quadrinista espanhol Carlos Pacheco para participar da quarta edição do evento. O artista vem ao Brasil pela primeira vez e estará todos os dias no Artists’ Alley, área dedicada aos quadrinistas. Carlos Pacheco trabalhou em títulos importantes da Marvel, como Avengers Forever, X-Men e Green Lantern.

Carlos Pacheco começou a carreira desenhando capas e pôsteres para as edições em espanhol da Marvel Comics, lançadas pela Editorial Planeta-DeAgostini no selo Comics Forum. Sua primeira HQ de super-herói foi American Soldier, com o escritor Antonio Moreno, publicada como um backup em Marvel Heroes #41 em 1991. Ele ainda cocriou os grupos de super-heróis espanhóis Iberia Inc. e Tríada Vértice.

O primeiro trabalho de Pacheco que chamou a atenção nos Estados Unidos foi Dark Guard, um título da Marvel UK com Dan Abnett e Oscar Jimenez. Em 1994 trabalhou em Bishop, da Marvel Comics com o escritor John Ostrander e o desenhista Cam Smith, e estreou seu trabalho para a DC Comics em Flash com Mark Waid e Jose Marzan Jr.

Na Marvel Comics, ele trabalhou em X-Universe, Starjammers, Excalibur e Fantastic Four, até assumir como desenhista do emblemático X-Men até 1998. Depois disso, passou por Avengers Forever e Inhumans. Em 2009 assinou exclusividade com a editora para ilustrar Ultimate Comics: Avengers, as séries limitadas de Age of Ultron e outras de Captain America com Rick Remender. Seus trabalhos mais recentes incluem The Incredible Hulk, Occupy Avengers, Squadron Sinister e Cable.

Na DC Comics desenhou a graphic novel JLA/JSA: Virtue and Vice, que unia a Liga da Justiça e a Sociedade da Justiça contra inimigos em comum como uma tradição, e em 2005 foi responsável pelo enredo Absolute Power de Superman/Batman #14-18 com Jeph Loeb. Com Ethan Van Sciver trabalhou na nova série de Green Lantern, e com Kurt Busiek no Superman #654-658, 662-664 e 667. Em 2008 produziu capas para a série semanal Trinity com Batman, Superman e Wonder Woman, e ajudou J. G. Jones a ilustrar Final Crisis.

“É uma honra ter Carlos Pacheco no Brasil pela primeira vez para participar especialmente da CCXP. Os fãs tanto de Marvel quanto de DC poderão trocar muitas ‘figurinhas’ em encontros memoráveis”, comenta Ivan Freitas da Costa, sócio do evento e curador da área de quadrinhos.

Comentários

comentários