‘Um Filme de Cinema’, de Walter Carvalho, ganha trailer

Documentário estreia dia 24 de agosto

Em “Um Filme de Cinema”, o diretor Walter Carvalho conversa com cineastas consagrados mundialmente – Hector Babenco, Julio Bressane, Andrzej Wajda, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke, Lucrécia Martel, entre outros. A estreia nos cinemas está marcada para 24 de agosto.

“O documentário é uma reflexão sobre a construção e a linguagem cinematográfica. Eu queria entender um pouco mais sobre cinema e sobre o que eu estava fazendo como cineasta”, explica Carvalho. “A princípio entrevistei os diretores com os quais estava trabalhando e depois parti para os que admiro e que tive oportunidade de encontrar.”, complementa.

Os encontros e as conversas aconteceram ao longo de 14 anos. Na tela, os diretores discorrem sobre a narrativas dos filmes, sobre planos longos, o ritmo, o som, o espaço e o tempo. Alguns chegam abordar questões questões teóricas e filosóficas que envolvem seu ofício tais como: o cineasta faz o filme, ou o filme faz o cineasta?

Além dos depoimentos de diretores, o documentário traz uma conversa do escritor Ariano Suassuna contando sua relação com o cinema na infância, e um encontro com o ator italiano Salvatore Cascio, revisitando locações do clássico Cinema Paradiso (1988).

Com fotografia de Lula Carvalho e Pablo Baião, foi o longa de abertura do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi exibido Hors Concours no 17º Festival do Rio, em 2015.

Sinopse

As ruínas do Cine Continental, abandonado em pleno sertão da Paraíba, servem como ponto de partida para um filme sobre o cinema, com depoimentos de Ariano Suassuna sobre as incríveis histórias de sua memória de menino nos cinemas das cidades do interior, e de realizadores como Hector Babenco, Julio Bressane, Andrew Wajda, Vilmos Zsigmond, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke, entre outros, respondendo a perguntas como: Por que você faz cinema e pra que serve o cinema?

Comentários

comentários