‘Socrates’: destaque no Brasil e no exterior, longa chega ao Festival do Rio

Produzido por jovens das Oficinas Querô na Baixada Santista, filme relata a trajetória de um jovem negro, homossexual que precisa sobreviver após a morte da mãe

Christian Malheiros, "Socrates" (Foto: Divulgação)
Christian Malheiros, "Socrates" (Foto: Divulgação)

O longa-metragem de ficção “Socrates”, dirigido por Alex Moratto, chega ao Festival de Cinema do Rio, no próximo dia 2 de novembro, às 20h15, no cinema Estação Net Gávea 2, no Shopping da Gávea. Com produção do Instituto Querô e Querô Filmes, a distribuição nos cinemas é da O2 Play.

Um dos destaques da 42ª Mostra Internacional de São Paulo na categoria Competição de Novos Diretores, o filme levou em outubro o prêmio “Ultra Indie Award”, entregue para produções realizadas com menos de 200 mil dólares no Woodstock Film Festival (Estados Unidos).

A poderosa história do jovem negro, homossexual, morador da periferia de Santos, em São Paulo, que precisa sobreviver por conta própria após a morte de sua mãe, vem chamando a atenção de festivais como o LA Film Festival, em Los Angeles (Estados Unidos), onde estreou mundialmente, e também do Festival Du Nouveau Cinéma, em Montreal (Canadá), para qual o foi selecionado.

Após o Festival do Rio a próxima parada do longa-metragem é a principal vitrine para cineastas no sudeste europeu, o Thessaloniki Internacional Film Festival, na Grécia, e logo após, “Socrates” participa do 67th Mannheim-Heidelberg (Alemanha), e ainda do 26º Festival Mix Brasil (São Paulo).

“Socrates” foi produzido por jovens de 16 a 20 anos das Oficinas Querô, projeto social idealizado pelo Instituto Querô há 12 anos, um Organização Não Governamental de Santos que utiliza a ferramenta do audiovisual para capacitar jovens de baixa renda e transformar suas realidades por meio da sétima arte.

Foram mais de 30 dias de filmagens, entre 2016 e 2017 e, após as gravações, o filme foi contemplado com o Edital de Finalização de Longa-Metragem do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, contando com a O2 Pós e Effects Filmes na etapa de finalização.

“Socrates” também será exibido em sessões seguidas de debates com o diretor nos dias 3, às 18h30, no Estação Net Rio, e dia 4, no Cine Arte UFF, às 19 horas. Informações completas sobre ingressos estão no site oficial do Festival do Rio.

Tales Ordakji e Christian Malheiros, "Socrates" (Foto: Divulgação)
Tales Ordakji e Christian Malheiros, “Socrates” (Foto: Divulgação)

Estreia dos protagonistas de “Socrates”

O longa-metragem marca a estreia de Christian Malheiros e Tales Ordakji nos cinemas. Malheiros, que interpreta Socrates, é ator formado pela Escola de Artes Cênicas de Santos (SP) e foi escolhido entre centenas de candidatos para o papel principal. Em 2018, estreou em teatro em São Paulo no FEDRA de Jean Racine, dirigido por Roberto Alvim. Tales Ordakji é formado em teatro pelo Senac-Santos e pela Escola de Artes Cênicas de Santos. Também faz parte do TEP, o grupo de teatro mais antigo de Santos, que tem como foco o teatro experimental. Suas apresentações teatrais foram selecionadas para competir em vários festivais brasileiros, conquistando diversos prêmios e indicações.

Confira o trailer de “Socrates”