21º Festival de Vitória percorreu o Espírito Santo com filmes brasileiros

A Praça São Sebastião, na Vila de Manguinhos, na Serra, recebeu nesse sábado, 24 de outubro, a última sessão do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante. Na telona, o público assistiu ao documentário “O Sal da Terra”, do diretor alemão Wim Wenders e de Juliano Ribeiro Salgado. A exibição marcou o encerramento dessa mostra de cinema ao ar livre que percorreu cerca de 1.300 Km de norte a sul do Espírito Santo para levar o melhor do cinema nacional para moradores e turistas.

Segundo Lucia Caus, diretora do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante, a iniciativa busca contribuir com a formação de público para o cinema nacional: “Além de promover encontros emocionantes com os filmes brasileiros, as exibições são eventos culturais acessíveis para toda a família e que valorizam o espaço público e a comunidade local”. Fazer itinerância de cinema é também ter a chance de lidar com plateias heterogêneas e, ao mesmo tempo, com demonstrações bem sinceras diante dos filmes exibidos.

Além de ser uma ação de difusão cultural, o 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante permitiu o contato com a diversidade cultural e de paisagens do território capixaba se constituindo, dessa forma, como um projeto que agrega turismo, lazer e cultura por meio do audiovisual. Com a forte de influência das heranças alemã e italiana, o município de Domingos Martins, na Região Serrana, sediou a primeira sessão desse circuito de cinema ao ar livre que aconteceu no dia último dia 17 de outubro. Lá, a exibição foi realizada em Pedra Azul, no distrito de Aracê, e contou com presença de autoridades locais e estaduais.

Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, recebeu a exibição que contou com uma programação de curtas-metragens brasileiros. Prevista para acontecer na Praia Central, a sessão foi transferida para o bairro da Buraca devido a tempo chuvoso. Três dias depois, o movimentado bairro de Campo Grande, em Cariacica, sediar a exibição que foi realizada na quadra da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Da Região Metropolitana de Vitória, a equipe do 21º Vitória Cine Vídeo Itinerante foi para o norte capixaba. A penúltima sessão da mostra aconteceu no dia 23, sexta-feira, e teve a bucólica Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, como cenário. Importante colaborador na mobilização dos moradores para a exibição, o secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi, esteve presente na exibição e ressaltou a importância desse tipo de atividade cultural: “Itaúnas é uma comunidade receptiva a ações culturais desse tipo, pois são eventos que aglutinam as famílias e moradores. A programação de filmes mostra, especialmente para as crianças e jovens, o mundo que existe lá fora, com outras culturas e tradições. Assim o audiovisual se apresenta como uma arte que permite conhecer novas formas de vida”.