Crítica: ‘Em Ritmo de Fuga’ (Baby Driver)

Perseguições policiais fantásticas, elenco estelar, humor e música, muita música

Se você gosta de filmes de ação, principalmente daqueles com armas, assaltos e perseguições policiais, “Em Ritmo de Fuga” (Baby Driver) deve entrar para seu rol de filmes prediletos, mas provavelmente, não só por esse motivo. O longa, dirigido por Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo) e protagonizado por Ansel Elgort (Divergente e A Culpa é das Estrelas), conta com estrelas como Kevin Spacey (House of Cards), Lily James (Cinderela), Jon Bernthal (The Walking Dead), Eiza González (Um Drink no Inferno: A Série), Jon Hamm (Mad Men) e Jamie Foxx (Django), além de uma trilha sonora espetacular, que é um caso à parte.

As músicas tocadas em “Em Ritmo de Fuga” são as mesmas ouvidas a todo momento nos fones de ouvido dos iPods de Baby (Elgort). Ou seja, elas não só ajudam a contar a história, como são parte fundamental dela, funcionando quase como um musical. Trabalhando como piloto de fuga, o jovem motorista precisa ouvir música para amenizar um problema auditivo que possui. A trilha vai do rock clássico de Queen, The Beach Boys e Focus, ao hip hop vintage de Young MC, passando pelo soul de Commodores e Barry White, sem deixar, claro, “Baby Driver”, de Simon & Garfunkel, de fora da lista. Entretanto, apesar de Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, também atuar no filme, nenhuma canção da banda californiana está no longa.

Pode ficar despreocupado se você é daqueles que fica com medo de assistir trailers para não ser atingido pelos famigerados spoilers. Os vídeos de divulgação e promoção não entregam muita coisa do enredo de “Em Ritmo de Fuga”. Porém, dão um bom aperitivo sobre a interessante dinâmica do filme, que tem todos os elementos que contam uma excelente história, daquelas que nos fazem sonhar como uma continuação.

Quem curtiu os headliners deste verdadeiro festival de música pode ir aquecendo os motores – e os ouvidos – até a estreia do filme, no próximo dia 27 de julho, com esta playlist do Spotify, que tem todas a músicas do longa, mais duas “de bônus”, tocadas nos trailers.

Sinopse

Baby é um rapaz surdo que precisa escutar música o tempo inteiro para impedir o zumbido que perturba seus ouvidos. Quando um assalto a banco não dá certo, o piloto de fuga cai na estrada.

Vídeos