‘Aquarius’ é indicado ao Spirit Awards, premiação independente dos EUA

Longa de Kleber Mendonça Filho concorre na categoria filme internacional

“Aquarius”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, é um dos concorrentes ao prêmio de melhor filme internacional no Spirit Awards, premiação americana de produções independentes. A lista de indicados foi divulgada nesta terça-feira, 22 de novembro.

Um dos eventos que antecedem o Oscar, a cerimônia do Spirit acontecerá em 2017 um dia antes da maior premiação do cinema, em 25 de fevereiro, em Santa Mônica, na Califórnia. Os prêmios são oferecidos pela Film Independent, uma organização dos Estados Unidos sem fins lucrativos.

O longa brasileiro concorre com o grego “Chevalier”, o francês “Três lembranças da minha juventude” e as coproduções “Toni Erdmann”, da Alemanha e Romênia, e “Sob a sombra”, do Iraque e Reino Unido.

Outro brasileiro indicado

Além de “Aquarius”, outro brasileiro concorre ao Spirit Awards. Mauricio Zacharias disputa o prêmio de Melhor Roteiro por seu trabalho no longa americano “Melhores Amigos”, sobre a amizade de dois meninos cujas famílias brigam por causa de dinheiro.

“American Honey”, sobre uma adolescente que cruza o meio-oeste dos EUA vendendo assinaturas de revistas, e “Moonlight”, que narra a vida de um jovem negro em Miami, lideram as indicações, com seis cada um, incluindo a categoria Melhor Filme. “Manchester à beira-mar” aparece em seguida, com cinco.